Pages

terça-feira, 27 de abril de 2010

A pimenta, o olho, o elefante e a figa.

Pimenta

Na Ásia acredita-se que espanta maus espíritos e traz prosperidade e sorte. Protege contra mau olhado e inveja. Sempre tem quem ache que é presente de mau gosto.
Mulheres também tatuam pimentinhas com o significado de sensualidade. Sempre tem quem ache vulgar.

Olho

O significado depende de cada cultura. Tem o Olho de Horus, o Terceiro Olho e o olho popular de amuleto.

-O amuleto espanta os maus olhados, a inveja e protege contra ambos. 
-O Olho de Horus significa, em muitas culturas, que o Sol é representado como o olho onividente. O jovem deus Hórus, filho de Osíris e Ísis, também é representado por um olho, o Udjat, bastante visto nas jóias egípcias. Era confeccionado em ouro, prata, granito, lápis lazuli e porcelana. Podia estar voltado para a direita ou esquerda e de acordo com essa posição simbolizar o Sol ou a Lua. Era um forte amuleto para atrair boa saúde mas também é poderoso contra inveja e maledicências.
-O Terceiro Olho é indicado como um sinal da visão que ilumina. É o sexto dos sete chakras da Kundalini Yoga. Sua localização está entre as sobrancelhas, 3 cm acima da raiz do nariz. Também pode ser relacionado à glândula pineal, considerada por algumas correntes esotéricas como a sede dos poderes psíquicos e paranormais.

O elefante
Os ocidentais consideram o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Na Ásia, a idéia é completamente diferente. O elefente é a montaria dos reis. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade.

Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria.

A Figa 

Na Grécia e Roma antigas, a figa era usada como amuleto sexual em cultos à fertilidade e à fecundidade, e podia ser vista no pescoço de mulheres e crianças. O polegar entre os dedos médio e indicador representaria o órgão masculino penetrando o triângulo feminino. Os povos clássicos acreditavam que, ao portar tal objeto, a pessoa afastaria o risco de se tornar infértil. Arqueólogos encontraram inúmeras figas nas ruínas de Pompéia e Herculano. Com o tempo, a figa passou a ser utilizada também para proteção contra mau-olhado, feitiços e influências negativas. Trazida ao Brasil pelos europeus, rapidamente ganhou fama de amuleto poderoso e terminou por ser incorporada à tradição afro-brasileira, que crê no seu poder de “fechar o corpo” e garantir sorte e proteção a seus portadores, livrando-os das forças do mal. 

sábado, 10 de abril de 2010

Sorte

O que é ter sorte?
Achar dinheiro no chão? Algum plano dar certo? Acaso?
Será que essa coisa de sorte realmente existe? Pq se existe, eu to um tantinho com falta disso rs.
Tem dias que tudo sai como o planejado; de modo perfeito, pode-se dizer. E tem dias... O que puder dar errado, dá. Capaz de piorar!
Ainda tem aqueles que acreditam no carma: o que se faz de bom, volta. Realmente faz mais sentido. Existem crenças sobre o mundo cósmico e o destino de cada um de nós. Ás vezes parece até coisa de doido!
No que acreditar? Nem sempre o carma é infalível, mas sempre há um momento pra se ter a recompensa de algo bom que ja se tenha feito.



Ainda tem aqueles que se apegam a alguma coisa material simbólica, como forma de manter a sorte sempre perto.
Eu entrei na onda das pulseiras com uma pimentinha, um olho, um elefantinho e uma figa penduradas no pulso. Se funciona ou não, eu não sei e nunca pude comprovar, mas posso afirmar que assim como tive dias ruins, tive dias bons tb.
No próximo post vou explicar o que cada um representa. 

beijinhooo!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Preparação

É difícil demaais conseguir pagar uma faculdade. Não tem como não se embananar nas contas!
Opitei por tentar novamente o vestibular da UFRGS. Vai que eu tenha a sorte de passar! :D pq competência que é bom, né?

Comecei o semestre de forma errada. Dia seguinte da Páscoa (segunda-feira - ontem) teve prova de Genética e Evolução, e quem disse que eu estudei no feriado? rsrs
Apesar das seqüelas dessa prova, com todas as minhas forças eu vou tentar recuperar essa catástrofe estudantil.

O meu problema sempre foi a matemática e a física. Vou ter que correr atras de cadernos antigos e alguns professores pra ter alguma pouca chance de entrar na universidade federal.
Comecei pelas leituras obrigatórias.

1- O Uraguai – Basílio da Gama
2- Lucíola – José de Alencar
3- Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
4- Contos de Machado de Assis (1- O caso da Vara, 2- Pai Contra Mãe, 3- Capítulo dos Chapéus)
5- O Primo Basílio – Eça de Queirós
6- Estrela da Vida Inteira – Manuel Bandeira
7- Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa (1. Mestre, meu mestre querido!, 2. Ao volante do Chevrolet pela estrada de Sintra , 3. Grandes são os desertos, e tudo é deserto,  4. Lisboa com suas casas, 5. Todas as cartas de amor são, 6. Ode triunfal, 7. Lisbon Revisited (1923), 8. Tabacaria, 9. Aniversário, 10. Poema em linha reta)
8- Porteira Fechada – Cyro Martins
9- Fogo Morto – José Lins do Rego
10- Antes do Baile Verde – Lygia Fagundes Telles
11- Dois Irmãos – Milton Hatoun
12 – Concerto Campestre – Luiz Antônio de Assis Brasil

E nada melhor do que baixar livros da internet. ou ler os resumos rs 

Valeu o post de hoje né? até que foi produtivo. :D

beijãão, pessoal! :**