Pages

terça-feira, 27 de abril de 2010

A pimenta, o olho, o elefante e a figa.

Pimenta

Na Ásia acredita-se que espanta maus espíritos e traz prosperidade e sorte. Protege contra mau olhado e inveja. Sempre tem quem ache que é presente de mau gosto.
Mulheres também tatuam pimentinhas com o significado de sensualidade. Sempre tem quem ache vulgar.

Olho

O significado depende de cada cultura. Tem o Olho de Horus, o Terceiro Olho e o olho popular de amuleto.

-O amuleto espanta os maus olhados, a inveja e protege contra ambos. 
-O Olho de Horus significa, em muitas culturas, que o Sol é representado como o olho onividente. O jovem deus Hórus, filho de Osíris e Ísis, também é representado por um olho, o Udjat, bastante visto nas jóias egípcias. Era confeccionado em ouro, prata, granito, lápis lazuli e porcelana. Podia estar voltado para a direita ou esquerda e de acordo com essa posição simbolizar o Sol ou a Lua. Era um forte amuleto para atrair boa saúde mas também é poderoso contra inveja e maledicências.
-O Terceiro Olho é indicado como um sinal da visão que ilumina. É o sexto dos sete chakras da Kundalini Yoga. Sua localização está entre as sobrancelhas, 3 cm acima da raiz do nariz. Também pode ser relacionado à glândula pineal, considerada por algumas correntes esotéricas como a sede dos poderes psíquicos e paranormais.

O elefante
Os ocidentais consideram o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Na Ásia, a idéia é completamente diferente. O elefente é a montaria dos reis. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são o efeito desse poder estabelecido. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade.

Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria.

A Figa 

Na Grécia e Roma antigas, a figa era usada como amuleto sexual em cultos à fertilidade e à fecundidade, e podia ser vista no pescoço de mulheres e crianças. O polegar entre os dedos médio e indicador representaria o órgão masculino penetrando o triângulo feminino. Os povos clássicos acreditavam que, ao portar tal objeto, a pessoa afastaria o risco de se tornar infértil. Arqueólogos encontraram inúmeras figas nas ruínas de Pompéia e Herculano. Com o tempo, a figa passou a ser utilizada também para proteção contra mau-olhado, feitiços e influências negativas. Trazida ao Brasil pelos europeus, rapidamente ganhou fama de amuleto poderoso e terminou por ser incorporada à tradição afro-brasileira, que crê no seu poder de “fechar o corpo” e garantir sorte e proteção a seus portadores, livrando-os das forças do mal. 

0 comentários:

Postar um comentário